O gosto pelo teatro amador na freguesia de Feitos remonta já aos anos sessenta, quando um grupo de amigos começou a representar pequenas peças, pelo prazer e pelo divertimento que daí retiravam.

 

      Nos anos 80, criou-se um grupo de jovens chamado “Os trapalhões”. As atuações eram feitas na atual sede da Junta e, com o evoluir do grupo, começaram a projetar-se instalações próprias. Ainda nesta década, o grupo de Teatro realizou apresentações no Cinema Voga (Barcelos) e no Teatro Gil Vicente (Barcelos), entre outros.

 

      Em 1985 realizou-se pela primeira vez a “Festa Das Crianças” - na época natalícia - que ainda hoje se mantém como a atividade mais importante e com mais tradição da Associação.

 

      Em 1986, a Associação foi constituída oficialmente, tomando a atual designação de Associação de Teatro Experimental de Feitos (ATEF), tendo como objetivo fomentar, não só o teatro, mas também outras atividades culturais, recreativas e desportivas.

 

      Em 1992, a ideia de construir instalações próprias começou a tomar forma. Este projecto só foi iniciado na prática em 1997, sendo a colocação da primeira pedra do edifício pelo então Presidente da Câmara de Barcelos, Dr. Fernando Reis, o ato oficial do início da construção da atual sede da Associação.

 

      A inauguração do Centro Cívico – Sede da ATEF deu-se a 18 de Junho de 2000, com a presença do Dr. António Seara, Presidente da Câmara Municipal de Barcelos a essa data.